terça-feira, 21 de agosto de 2007

Doutor Google


Com foco específico na saúde e no bem-estar das pessoas, o Pew Research Center, um dos mais importantes institutos de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, tem um projeto para monitorar o impacto da internet na vida familiar. Segundo Susannah Fox, uma das coordenadoras do projeto, não se pode mais ignorar a revolução que a internet traz para o sistema de saúde. Apenas no ano passado, 93 milhões de americanos fizeram pesquisas sobre saúde e bem-estar na internet.

Eles representam 80% dos adultos que têm acesso on-line. Os e-pacientes em sua maioria ainda confiam em seus médicos, mas acham importante ter uma segunda opinião e consultar outras fontes. A pesquisa do Pew revela que 63% de todas as buscas sobre saúde na rede nasceram da procura de informações sobre alguma doença específica. Isso mostra que boa parte dos internautas entra na rede em busca de uma segunda opinião médica.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Copenhague em 2003 revelou que 35% dos pacientes que sofrem de câncer na Dinamarca usam a internet nas diversas fases do tratamento. O principal fator de motivação dos pacientes para usar a internet é o sentimento de estar recebendo um tratamento inadequado. Segundo o relato dessas pessoas, os doutores assumem o conhecimento médico como se detivessem um monopólio e, como profissionais, não são suficientemente acessíveis para dar explicações detalhadas.

A relação médico-paciente é reconhecidamente um dos pontos fracos de qualquer sistema de saúde. Apesar de todo o progresso da medicina de alta tecnologia e de novos e poderosos fármacos, infelizmente os médicos, em sua maioria, investem muito pouco tempo esclarecendo detalhes sobre os diagnósticos e as terapias. É nesse vácuo de informação que entra o Dr. Google.



A internet coloca o paciente como co-responsável pelo tratamento
A internet preenche a lacuna porque coloca o paciente em posição de co-responsável pelo tratamento. A busca na rede dá às pessoas comuns a oportunidade de ser mais ativas na tomada de decisões que envolvem sua saúde. Ela ajuda a eliminar barreiras de tal forma que os pacientes possam ter acesso a mais informações médicas e com maiores detalhes. Eles passam a conhecer centros de excelência, organizações de pacientes e grupos de auto-ajuda. Também participam de aconselhamento on-line ou de debates sobre diagnósticos e tratamentos.

A internet ainda está em sua infância como ferramenta disseminadora de conhecimento. Ela permite, sobretudo, a quebra de monopólio de conhecimento e o desmonte rápido de assimetrias de informação. A maior difusão da internet nas residências certamente a transformará em ferramenta importante do cotidiano para que as pessoas tenham maior controle sobre a própria vida, sua saúde e seu bem-estar.

Uma parte dos médicos não vê com bons olhos essa tendência, pois eles acreditam que podem ter sua autoridade diminuída. Agem de certa forma como a Igreja Católica, que, durante séculos e até os anos da década de 1950, usou exclusivamente o latim em seus textos e nos rituais como barreira de conhecimento entre leigos e sacerdotes. Outra parte dos médicos acredita que os leigos possam ter má interpretação. Com isso, a internet seria uma ameaça à saúde dos próprios pacientes.

A comunidade médica precisa deixar de lado a postura reativa e encarar o desafio de descobrir maneiras criativas de usar a internet para torná-la uma ferramenta corrente no âmbito da relação médico-paciente, tanto quanto remédios e terapias. Compartilhar mais e mais o conhecimento é o primeiro passo para ampliar a responsabilidade que indivíduos devem ter sobre sua saúde e seu bem-estar, tanto para prevenir quanto para buscar a cura. Para o indivíduo, o conhecimento é tão importante quanto médicos, tecnologia, remédios, hospitais e terapias.

Bons Sites sobre saúde

www.drauziovarella.ig.com.br
www.fiocruz.br
www.scielo.br
www.inca.gov.br
www.cardiol.br
www.webmd.com


RICARDO NEVES é consultor de empresas e autor de Pegando no Tranco - O Brasil do Jeito Que Você Nunca Pensou.
www.ricardoneves.com.br
rneves@edglobo

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