sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Sala de Descompressão - Matéria 2

Sala de descompressão


Para combater o alto nível de estresse dos funcionários, sobretudo naquelas atividades que requerem um contato direto com o público, como tele-atendimento, algumas empresas têm utilizado uma ferramenta que reúne grande parte destes conceitos em um só ambiente: as salas de descompressão. As salas são ambientes agradáveis e aconchegantes, localizados nas dependências da própria empresa, que reúnem elementos do feng-shui, aromaterapia, cromoterapia, mas, sobretudo, é baseada no conceito da espiritualidade. “O objetivo é a pessoa entrar em contato com ela mesma, se conscientizar sobre seus problemas e aprender a lidar com seus sentimentos para poder retornar bem à mesa de trabalho”, define Sofia Guimarães, idealizadora e criadora das salas. Ela explica para a implantação da sala, é necessário um levantamento do clima da organização, por meio de um questionário distribuído aos funcionários, mas ressalta que só a sala não é a solução de todos os problemas. “Não adianta fazer só a sala, porque por si só ela acaba virando um mobiliário, sem uma mudança de conceito e sem comprometimento não tem o menor sentido a criação de uma sala de descompressão”, destaca. Os únicos requisitos necessários para um funcionário entrar na sala, é ter passado por um treinamento em que são explicadas técnicas de relaxamento e respiração, massagem e automassagem. “Mas estas técnicas são só um convite, a sala não tem regras, cada pessoa faz o que quiser”, ressalta Sofia. O Citibank, que tem um programa amplo de qualidade de vida e bem estar, encontrou nas salas uma ótima opção para combater o estresse. Hoje, o banco tem três salas freqüentadas por 400 funcionários de todas as áreas, inclusive o presidente., “Ela é muito utilizada, o dia inteiro tem funcionários lá, pois percebemos isso pelo alto consumo de chá”, revela Nora Ney Cerneveiza, diretora de RH do banco. “Os funcionários gostam da sala e cuidam dela, nós não controlamos nada, ela é dos funcionários”, completa. Contatos: Nora Ney Cerneveiza: assessoria.imprensa@citicorp.com Sofia Guimarães: sofiaguimaraes@originet.com.br

Matéria original (vide)
www.rhcentral.com.br/pen/pen.asp?ano=5&numero=58&pagina=19

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